Páginas

domingo, 24 de julho de 2011

Retrospectiva da época 2010/2011 - Conferencia Oeste

Tal como prometi irei fazer uma retrospectiva do que as equipas da conferencia Oeste fizeram e como lhes correu época.
Espero que gostem ;)


Os Vancouver Canucks tiveram uma época como eu previa, ou seja dominadora. Logo no inicio da época eu mandei um e-mail aos senhores comentadores da NHL na Sporttv dizendo que os Canucks iriam chegar á final (tenho aqui a prova)  e parece que eu estava certo. Tiveram uma excelente época ficando em primeiro em quase todos os aspectos. Ryan Kesler na minha opinião foi o grande destaque da equipa dos Nucks marcando 41 golos e vencendo o Selke Trophy que premeia o avançado com melhores qualidades defensivas. Nos Play-offs foram as finais mas perderam no jogo decisivo na própria casa frente dos Boston Bruins.

 A equipa de San José teve uma época como nos tem vindo a habituar. Muito fortes ofensivamente e fisicamente mas para vencer não basta saber marcar e ser forte fisicamente. Também é preciso saber defender e nesse aspecto a equipa de San José não teve assim tão bem. Foram a 6º pior equipa em inferioridade numérica e a 10ª com mais golos sofridos. Destaco Logan Couture que estava nomeado para vencer o Calder Trophy que premia o melhor rookie NHL (mas perdeu para Jeff Skinner) e foi o segundo melhor marcador da equipa. Nos Play-offs chegaram as finais de conferência mas foram eliminados diante dos Vancouver Canucks.

 Os Detroit Red Wings são uma equipa que acho que já começam a ser dispensados quaisquer tipos de retrospectivas pois diz-se quase sempre o mesmo sobre eles. Esta equipa nas últimas 27 temporadas apenas falhou 2 vezes os playoffs. Penso que isto diz muito sobre o que esta equipa é. Mas nem tudo é um conto de fadas pois o inicio de época desta equipa esteve um bocado abaixo das expectativas no entanto com o passar dos jogos a equipa foi ganhando o seu ritmo de jogo e acabaram em 3º na sua conferência. O meu destaque vai para Nicklas Lidstrom que aos 41 anos venceu pela 7ª vez o Norris Trophy que premia o melhor defesa da NHL. Nos Play-offs foram eliminados na segunda ronda pelos San José Sharks.

 Os patos de Anahein tiveram uma época surpreendente na minha opinião ao terminarem em 4 lugar (empatados em pontos com o 5º e 6º classificados). Foram sempre muito constantes em termos de classificação pois mantiveram se quase sempre dentro das 8 melhores equipas da sua conferencia. O meu destaque vai melhor linha da NHL. Corey Perry (Vencedor do Hart Trophy e o Maurice Trophy que premiam o MVP da NHL e o melhor marcador da NHL respectivamente), Ryan Geztlaf e Bobby Ryan que juntos fabricaram 245 pontos. Na minha opinião foram uma das surpresas da época. Nos Play-offs foram eliminados pelos Nashville na primeira ronda.

 A equipa de Nashville esta época era considerada a equipa contra a qual ninguém queria jogar. Eram muito equilibrados em todas as linhas e tinham uma forma de jogar muito segura tendo na defesa o seu maior trunfo. Esse trunfo era Shea Weber que fez um época extraordinária acabando por ser nomeado para melhor defesa da NHL. Nesta equipa o meu maior destaque vai para o seu treinador Barry Trotz que faz desta equipa uma das mais temíveis e difíceis de se jogar defrontar sem ter grandes “estrelas”. Pela primeira vez na sua história passaram á segunda ronda dos Play-offs ao eliminarem os Ducks na primeira ronda mas acabaram por serem eliminados pelos Vancouver Canucks na segunda ronda.

 A equipa de Phoenix fez uma época boa tal como esperava pois eles são muito parecidos com os Nashville Predators. Muito equilibrados em todas as suas linhas e que consegue conjugar muito bem a veterania de alguns jogadores com a juventude de outros e isso na minha opinião é umas das chaves para ter sucesso na NHL. O destaque desta da equipa dos Coyotes vai para Keith Yandle que é um dos melhores defesas da liga mas que é muitas vezes esquecido pelos media pois está numa equipa que não lhe oferece tanta visibilidade como outras equipas . Nos Play-offs foram eliminados na primeira ronda pelos Detroit Red Wings não vencendo um único jogo.

 Esta “jovem” equipa de L.A não fez jus ao adjectivo que lhes coloquei pois apesar de serem uma equipa com muitos jogadores jovens mostraram ter uma maturidade muito acima da média. Foram a 4ª melhor equipa com inferioridade numérica e 6ª melhor em termos de golos sofridos. O meu destaque vai para Justin Williams que apesar de não ter tido a sua melhor época conseguiu impor-se na equipa de L.A tornando-se num dos jogadores mais influentes da equipa. Os Play-offs não correram assim tão bem pois foram eliminados na primeira ronda pelos San José Sharks.

 Os vencedores da Stanley Cup de 2009-2010 tiveram uma época muito complicada pois tiveram de se “livrar” de alguns dos seus jogadores mais influentes e isso quase que comprometeu a época da equipa de Chicago mas com muita garra e algumas sorte á mistura fizeram com que os Blackhawks marcassem o seu lugar nos Play-offs. Patrick Sharp é o meu destaque fez a sua melhor época a nível de pontos terminado com 71. Nos Play-offs tiveram a um golo de eliminarem os Canucks mas Alexandre Burrows acabou com o sonho da equipa de Chicago.

 Foi mesmo por poucos que a equipa dos Dallas Stars não conseguiu o apuramento para os playoffs. Tiveram muito fortes ao longo de toda a época mas 4 derrotas perto do fim da época deixaram a equipa numa posição muito difícil. No entanto no ultimo jogo da época ainda tinham hipóteses mas não souberam aproveitar e perderam o ultimo jogo frente dos Wild. O meu destaque vai para Jamie Benn que na segunda época na NHL provou que tem estofo para brilhar ao mais alto nível.

 A equipa dos Calgary Flames teve uma época boa mas ao mesmo tempo má. Boa no sentido que conseguiram ser uma equipa forte e muito competitiva toda a época mas má pois não conseguiram o grande objectivo de todas as equipas que é garantir o seu lugar nos playoffs. O grande destaque da equipa foi, é e será sempre Jarome Iginla. O capitão dos Calgary conseguiu a sua 10ª época seguida a fazer mais de 30 golos terminando a época com 43 golos.

 St.Louis no inicio da época já só pensava em ver a sua equipa nos Play-offs pois com a contratação da estrela dos Montreal Cannadiens de 2009-20100 Jaroslav Halak os Play-offs era um dado adquirido para alguns fãs mas a historia não foi essa. As lesões de Andy Mcdonald e TJ Oshie dificultaram a concretização dessa história. Durante a época fizeram algumas trocas de jogadores para se tornarem mais competitivos mas nem isso fez com que conseguissem o apuramento. O jogador que destaco na equipa dos Blues é Alex Pietrangelo que apesar de ser jovem já começa a ser visto como o “patrão” da defesa.

 A equipa de Minnesota todos os anos antes de começar a época é dada como uma das favoritas a estar presente nos Play-offs mas quando começa a época surgem sempre alguns problemas que colocam esta equipa de fora. Nesta época algumas lesões e algumas “perdas de cabeça” de alguns jogadores fizeram com que tivessem muitas vezes sem jogadores importantes no plantel e isso prejudicou bastante a equipa. O destaque desta época vai para Brent Burns que na última época que fez nos Wilds fez o máximo de pontos na sua carreira acabando com 46 pontos.

 A equipa de Columbus teve uma época desastrosa. Não houve nada que os trama-se. Simplesmente não conseguiram mais. Os Blue Jackets são uma equipa que depende muito de Rick Nash mas como em qualquer desporto colectivo não basta um jogador para ter um boa equipa. Destaco RJ Umberger que conseguiu bater o seu máximo de pontos numa época terminando com 57.

 Depois de um 2009-2010 surpreendente toda a gente esperava algo muito bom dos Colorado Avalanche para 2010-2011 mas acho que ninguém esperava que corresse assim tão mal. Foram a equipa com mais golos sofridos, os piores em inferioridade numérica e os segundos piores classificados da NHL. É uma época para não recordar para os lados de Colorado. O destaque vai para Matt Duchene que fez a sua primeira época de graduado ao mais alto nível sendo o jogador com mais pontos na equipa acabando com 67.

 Os Edmonton Oilers tiveram uma época como toda a gente esperava sendo últimos classificados da NHL como na época transacta. Cometeram um risco um pouco elevado ao meterem 4 rookies no plantel principal no inicio da época e isso fez com a equipa não fosse tão competitiva como as outras 29 equipas. 3ª equipa com menos golos marcados, 3ª equipa com mais golos sofridos, 2ª pior equipa com inferioridade numérica, 4ª pior equipa com superioridade numérica e imensas lesões fizeram com que tivessem outra época para esquecer. O grande destaque vai não só para um jogador mas sim para 2 jogadores. Taylor Hall e Jordan Eberle mostraram na sua primeira época que estão ali duas futuras super-estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário