Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

"The Trade"


Faz hoje precisamente 23 anos que aconteceu a "The Trade". A 9 de Agosto de 1988 o melhor jogador de todos os tempos mais conhecido como Wayne Greztky foi trocado dos Edmonton Oilers para os LA Kings. A troca do "The Great One" era algo que toda a gente achava impensável (mesmo ele não achava possível)  pois como todos nos sabemos todos os clubes seja de que desporto for gostam de ter os melhores na sua posse mas não foi o que se passou com os Edmonton Oilers (com muita pena minha).

 “The Trade”

Passadas duas horas depois de ter vencido mais uma Stanley Cup pelos Oilers, Greztky foi informado pelo seu pai que ele estava a ser negociado com os Detroit Red Wings, LA Kings, New York Rangers e Vancouver Canucks. Segundo se diz Peter Pocklington (dono dos Oilers na altura) precisava de dinheiro e então trocar Greztky era algo que lhe podia ser muito rentável. Greztky não queria sair mas mais tarde recebeu um telefonema de Bruce McNall (Director Geral  dos LA Kings) pedindo permissão para poderem negociar a troca e ai Greztky informa que tem de levar consigo o seu "guarda costas" Marty McSorley e Mike Krushelnyski mas isso não preocupou McNall que tratou logo desses detalhes. Depois de isso tudo estar tratado Greztky fez o pedido de troca formal e Pocklington revelou os detalhes da troca a Glenn Sather (Director Geral da equipa) e Sather não queria acreditar e tentou fazer com que a troca não acontece-se mas já era tarde. Sather não estava disposto a baixar os braços e tentou resgatar Luc Robitaille mas os Kings não aceitaram e ofereceram Jimmy Carson. 

A 9 de Agosto de 1988 é tornada oficial a troca. Para os LA Kings iria Wayne Greztky, Marty McSorley e Mike Krushelnyski e para os Edmonton Oilers iria Jimmy Carson, Martin Gélinas, as primeiras escolhas de draft de 1989, 1991 e 1993 mais 15 Milhões em dinheiro.
Os canadianos ficaram extremamente chateados com a troca que até Nelson Riis (Lider do partido New Democratic Party, na altura) exigiu ao governo que bloqueasse esta troca.

Pocklington passou a ser a pessoa mais odiada em Edmonton tal como Greztky que passou a ser visto como um "traidor".
Durante o processo da troca Greztky disse ao seu padrinho de casamento (Eddie Mio, também antigo GR dos Oilers) que nunca quis ser trocado, que adorava os Oilers e que Edmonton era a cidade que ele queria para o resto da sua carreira mas (infelizmente na minha opinião) não aconteceu.
Depois de ter vencido 4 Stanley Cup's com os Oilers Greztky nunca mais ganhou uma Stanley Cup.

Esta troca ainda hoje é falada como uma das trocas mais controversas da história do hóquei. É sem dúvida uma história com muita história

Fica aqui um excerto da conferencia de imprensa de Wayne Greztky depois da troca 

Espero que tenham gostado ;)
PS : sim, sou fâ dos Edmonton Oilers

Sem comentários:

Enviar um comentário